222.jpg

11º FESTIVAL DE CURIMBA E DANÇA BATUQUEIROS DA LUZ 

1. O FESTIVAL

 

O Festival constitui-se de um concurso que visa apresentações de grupos em toques, cantigas, vestimentas e expressão corporal (coreografias relacionadas à cultura afro); quais serão avaliadas por um time de jurados competentes e entendedores do meio religioso. Os mesmos serão selecionados pela comissão organizadora do evento.

Com a benção de Deus e a permissão de todos os Orixás, o 11º FESTIVAL DE CURIMBA E DANÇA BATUQUEIROS DA LUZ, será realizado no dia 13/07/2025, com início às 12hrs, localizado na Rua há definir.

 

2. OBJETIVO

 

O 9º FESTIVAL DE CURIMBA E DANÇA BATUQUEIROS DA LUZ tem por objetivo incentivar, intensificar, divulgar e valorizar, além das religiões de afro descendência mas também sua cultura, através de grupos, terreiros e escolas de curimba afro, utilizando de um intercâmbio cultural e trocando experiências entre grupos de diversas localidades, descobrindo e valorizando novos talentos da cultura, difundindo a música e a dança como um dos meios essenciais de expressão da arte e da cultural afro descendentes e ao mesmo tempo ganhar espaço para a valorização de nossas culturas e religiões.

 

3. INSCRIÇÃO

 

Para se inscrever é necessário preencher o formulário contendo corretamente todas as informações solicitada, porém, a inscrição só é concluída após o envio do termo de responsabilidade para a organização do evento, o mesmo terá que ser assinado pelo representante do grupo, caso houver desistência, terão que pagar um valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). Será permitido concorrer cantores solos, escolas de curimba, grupos e terreiros, sendo as vagas limitadas há 13 concorrentes.

Não Haverá Taxa de Inscrição!

 

4. INGRESSOS

 

O custo do ingresso será de R$  20,00 (Vinte reais) por unidade, apenas para os que irão se apresentar ao palco, R$ 25,00 (vinte e cinco) por unidade, para aqueles que o adquirirem antecipado até o dia 31/06/2025. Os mesmos poderão ser comprados na portaria no dia do evento no valor de R$30,00(Trinta reais).

Crianças até 10 anos não pagam. Apenas será isento o valor do ingresso mediante a apresentação de um documento comprobatório da idade.

 

5. ORDEM DAS APRESENTAÇÕES

 

A ordem das apresentações será sorteada na reunião juntamente com os concorrentes (18/05/2025) e divulgado após a mesma. Nesta data, pedimos no mínimo dois representantes de cada grupo presentes na reunião, onde, iremos alinhar os detalhes do evento e tirar dúvidas de todos.

 

6. DIREITO DE SOM E IMAGEM

 

Os concorrentes inscritos no 11º FESTIVAL DE CURIMBA E DANÇA BATUQUEIROS DA LUZ devem autorizar a comissão o direito de uso de som, imagem e representação artística, documento este que fará parte inseparável da inscrição à participação do evento. O mesmo dará direito a comissão, como também a Batuqueiros da Luz, o uso dos mesmos para a divulgação da realização do evento, além de registro do mesmo. O Termo deverá ser entregue junto à ficha de inscrição do evento, com a assinatura de todos os que participarem, para que não exista violação alguma, além de segurança jurídica para ambas as partes.

 

7. CATEGORIAS

 

O evento será dividido em 4 (Quatro) categorias. Sendo:

 

I - Curimba;

II- Interprete(s);

III- coreografia;

IV- Letra (Música);

 

7.1. PRÊMIOS DE INCENTIVO

 

II- Figurino

 

7.2. Os Grupos Serão Premiados Segundo a classificação abaixo:

 

• Melhor Curimba --‐ 1° ao 4° lugar

• Melhor Letra (Música) --‐ 1° ao 4° lugar

• Melhor Intérprete (s) --‐ 1° ao 4° lugar

• Melhor Coreografia--‐ 1° ao 4° lugar

• Melhor Figurino 1° ao 4° lugar

 

8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

 

Cada jurado preencherá a ficha de avaliação de acordo com o julgamento dos seguintes itens majoritários:

 

1-Letra e Cantiga:

 

Arranjo Musical (arranjo e equilíbrio entre os instrumentos e o canto); Letra.

 

2-Intérprete:

 

Afinação; Ritmo; Interpretação.

 

3-Curimba:

 

Desenvoltura; Ritmo

 

4-Coreografia e Figurino

 

Evolução; Harmonia

 

Vestimenta condizente com tema apresentado.

 

9. JURADOS

 

Nós da comissão organizadora seleccionaremos pessoas da religião e qualificadas nas categorias no qual eles julgarão, e cada concorrente indicará uma pessoa para estar fazendo parte da mesa de júri, a categoria que a pessoa estará julgando será escolhido pela comissão organizadora.

Necessitamos que no dia 18/05/2025 todos os jurados juntamente com todos os concorrentes estejam presentes as 10:00 horas da manhã no (local a definir) para uma reunião no qual realizaremos as orientações referente ao julgamento no dia do evento.

 

9.1. PONTUAÇÕES

 

As avaliações serão notas de 8 a 10, com variáveis de 0,10(exemplo: nota 8-nota 8,10-nota 8,20-nota 8,30 -nota 8,40). Todas as notas serão obrigatoriamente justificadas. Caso não tenha justificativa, será considerado a maior nota (10).

Cada concorrente deverá no momento anterior à premiação, retirar um envelope lacrado junto à comissão, contendo a relação de todas as notas que recebeu no festival, podendo o mesmo, tirar suas dúvidas, além de possíveis ratificações.

Obs. Após o momento da entrega, serão aceitas apenas reclamações imperceptíveis naquele momento

 

9.2. CONTAGEM DE PONTOS

 

Será realizado com a presença de um representante de concorrente juntamente com o presidente do júri no qual ela ficará responsável por reavaliar todas as notas que os jurados deram e presidente do júri que determinara se terá necessidade ou não da correção da nota.

 

10.CRITÉRIOS DE DESEMPATE

 

Os critérios de desempate seguirão a seguinte ordem:

1-Categoria Letra: em caso de empate, será utilizada a nota da curimba. Caso persista empate, será utilizada a nota de Intérprete.

2-Categoria Intérprete: em caso de empate, será utilizada anota da letra. Caso persista o empate, será utilizada a notada curimba.

3-Categoria Curimba: em caso de empate, será utilizada a nota de intérprete. Caso persista o empate, será utilizada a nota de letra.

4-Categoria Coreografia e Figurino: em caso de empate, será utilizada a nota da curimba. Caso persista o empate, será utilizada a nota de letra.

 

11. CAMPEÃO

 

Será declarado campeão do 10º FESTIVAL DE CURIMBA E DANÇA BATUQUEIROS DA LUZ, aquele que atingir maior pontuação, após soma das notas das categorias relacionadas abaixo:

• Melhor Letra e Melodia (música)

• Melhor Curimba

• Melhor (es)Interprete(es)

• Melhor Coreografia

O campeão Ganhará Vaga para o Prémio Atabaque de Ouro que é realizado no Rio de Janeiro pelo Jornal Icapra.

 

12. TEMPO DE APRESENTAÇÃO

 

Cada participante terá o tempo máximo de 15 minutos para se apresentar. O grupo que venha por atraso ou não higiene do palco vier a atrapalhar os próximos concorrentes, será penalizado.

O tempo passará a ser cronometrado, a partir do momento em que o apresentador do evento utilizar o jargão "O PALCO É DE VOCÊS", e será encerrado quando o cronômetro (visível aos olhos dos participantes), marcar 15 minutos (tempo máximo permitido).

Se o concorrente utilizar elementos que sujem o local de apresentação, dever á limpa-lo, contudo, o tempo continuará sendo cronometrado normalmente até o fim de sua limpeza (vide parágrafo Das Permissões e Proibições Junto a Apresentação).

 

13. INÍCIO DO EVENTO

 

Os portões serão abertos ao público às 12h00. O evento terá seu início impreterivelmente às 13h00 salvo aconteça algo de suma importância que acarrete no atraso do mesmo, o qual será justificado a todos presentes no local pelos organizadores do evento.

 

14. PERMISSÕES E PROIBIÇÕES JUNTO A APRESENTAÇÃO

 

1. O concorrente que utilizar elementos que sujem o palco ou o espaço físico em geral do evento deverá realizar a limpeza do mesmo após apresentação.

*Penalidade: O concorrente que não cumprir o supracitado será punido com a subtração de 01(um) ponto na classificação geral.

2. Torna-se expressamente proibido utilizar para apresentação:

• Integrantes de outras curimbas concorrentes

• Qualquer tipo de animal, conforme LEI Nº11. 977, de 25 de Agosto de 2005, que institui o código de proteção aos animais do Estado e dá outras providências;

• Qualquer tipo de pirotecnia, conforme LEI Nº 4.238, de 8 de Abril de 1942, que dispõe sobre a fabricação, o comércio e o uso de artigos pirotécnico e dá outras providências;

• Armas brancas de qualquer espécie que cause riscos a os concorrentes e ao público presente.

*Penalidade: o concorrente que utilizar-se dos itens supracitados será automaticamente desclassificado do festival.

 

15. OBSERVAÇÕES:

 

• A letra/melodia não poderá ter sido campeã em outros Festivais.

• Caso a cantiga que for utilizada for de terceiros, deverá ser apresentada prévia autorização do compositor da mesma a os organizadores do evento;

Deverá ser escrita e cantada na língua portuguesa; e não será permitido a utilização da cópia de trechos de outras cantigas populares em meio à letra concorrente

 

*Penalidade: O concorrente que não cumprir os tópicos supracitados será automaticamente desclassificado no quesito letra/melodia.

 

• Poderão ser utilizados durante a apresentação: atabaques, congas, alfaia, djambe, agogô, afoxé, xequerê, violino e caxixi

 

• Concorrentes com instrumentos fora da relação supracitada deverão dirigir-se aos organizadores do evento para prévia autorização.

 

• Estarão disponíveis no palco para uso dos concorrentes e a trações, 04 (quatro) congas devidamente microfonadas, as quais só poderão ser retiradas de suas posições com autorização dos organizadores. Caso for usar algum outro tipo de instrumento o concorrente deve deixar o organizador ciente para que não haja punição.

 

*Penalidade: o concorrente que não cumprir supracitado será punido na subtração de 03 (três) pontos na classificação geral.

 

• Fica livre o direito de torcer pelos concorrentes, devendo existir respeito entre as torcidas.

 

*Penalidade: O concorrente que não cumprir o supracitado ou que atrapalhar a apresentação de outro concorrente com sua torcida, será punido

com a subtração de 02 (dois) pontos na classificação geral.

 

• Os concorrentes deverão apresentar junto a sua cantiga, a explicação da história a ser desenvolvida no palco, para melhor entendimento dos jurados. E caso, o grupo queira apresentar, um banner com a mesma história para a exposição no festival, para melhor entendimento do público (os modelos para a exposição da história a ser entregue e para a construção do banner serão enviados pela comissão de organização).

 

• Cada Concorrente Deverá Enviar por E-mail a letra da cantiga concorrente para o Organizador em Até 30 Dias Antes do Evento.

 

• *Penalidade: o concorrente que não cumprir supracitado será punido na subtração de 02 (cinco) pontos na classificação geral.

 

• O concorrente que não respeitar as datas de limites para o pagamento de ingressos, entrega de ficha de inscrição, letra e qualquer outra documentação

Será punido com 1 ponto na classificação geral.

 

• Se um dos jurados não comparecer no local do evento e na hora combinada a organização do Júri estará realizando a troca do jurado e está troca será anunciado antes do início do evento.

 

• O concorrente que não participar da reunião e nem da palestra com os jurados será o último a se apresentar e também perdera 0,50 na classificação Geral.

 

• Fica totalmente proibido batucadas durante o evento, caso algum concorrente que participe ou organize qualquer tipo de batucada no local do evento durante o evento estará sujeito a punição na classificação geral de acordo com a avaliação da organização.

 

16. OBSERVAÇÃO FINAL

Fica garantido o direito da livre expressão de qualquer um dos concorrentes, exceto no destrato público ao evento ou a qualquer um dos participantes, bem como a comissão organizadora, a instituição, entidades ou patrocinadores, jurados e demais pessoas envolvidas na organização do mesmo, como também ao dado Festival. O descumprimento desta norma implicará na imediata exclusão do concorrente e de seus trabalhos autorais do festival.

 

A comissão organizadora do evento se responsabilizará a resolver qualquer situação divergente a este regulamento que venha a ocorrer antes, durante e após o festival em questão.